sábado, 22 de setembro de 2018

Viajores


Viajores
A terra passa por turbulências, principalmente nosso Pais, e precisamos manter-nos aos cintos da fé, confiar no Piloto e no Copiloto; Deus e Jesus.
Para nos dar apoio e suporte temos os "comissários de bordo", que nos ajudam a todo o momento, e que são nossos guias espirituais, nossos anjos de guarda e nossos amigos da espiritualidade do bem.
O principal é que sabermos que o voo em pouco tempo será de cruzeiro, calmo como uma ave que plana ao sabor das correntes do vento da Esperança.
Tenhamos confiança no Piloto que escolheu para nós o melhor percurso da viagem, mesmo com algumas turbulências, para exercitar a nossa Fé.
Boa viagem companheiros!
Sigamos em frente que o Destino à Deus pertence, e como Ele só quer o nosso bem, então será bom.


Bom fim de semana entrando na Primavera, estação das flores, das cores e do Amor.

sábado, 15 de setembro de 2018

O Hino da Esperança e Paz

                               O Hino da Esperança e da Paz
Estava eu, agora pela manhã, ouvindo a Rádio Web Fraternidade transmitir um seminário Espírita, onde foram abertos os trabalhos com um coral cantando o nosso Hino Nacional, o que me comoveu às lágrimas como sempre acontece quando o ouço.
Este momento, que até me pareceu inusitado, me deixou pensando no quanto de vibração existe nas palavras  e na música de um Hino Nacional, em especial o nosso.
Devíamos ouvi-lo e cantá-lo mais vezes...
Imagino o que acontece na psicosfera do nosso País quando o cantamos todos juntos, mesmo que seja numa Copa do Mundo, onde conseguimos nos unir num só coração, num só pensamento, numa só emoção por 90 breves minutos como irmãos de ideal, quando os corações vibram e pulsam em uníssono?!
Os Brasileiros não sabem a força que têm.
Me dei conta também de que na realidade o Hino Nacional de um País é uma oração cantada pela Paz entre os homens por dias melhores e por orgulho dos feitos.
Que as pessoas que compuseram letra e música do nosso Hino Nacional, Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva, com certeza, foram muito inspirados pela Espiritualidade Maior para criar um "mantra" de amor e Paz entre todos.
Nesta hora em que os ânimos se acirram por conta  das ideologias políticas, aqueles que realmente querem um Brasil de Paz precisam cantar com atenção e orar, pois é visível que a treva se imiscui entre os grupos mais fraternos para causar a desunião, a discórdia.
E ainda têm os mais violentos que desejam a morte do irmão patrício, pronunciando impropérios e indo até as vias de fato, desejando a morte pelo simples fato de pensar diferente deles. É muita insensatez. :(
Acho tudo muito estranho, pois daqui do meu observatório, neutro e apolítico, o que vejo é que no fundo todos querem as mesmas coisas e têm os mesmos anseios, então porque discordam tanto?
Acho uma incoerência abismal.
Acho que no fundo nem sempre é o que parece, discursam uma coisa e no fundo querem outra; Sempre Caim querendo acabar com Abel. Muito triste isso, pois se todos olhassem para o bem de todos no futuro, todos dariam um passo à frente na evolução da espécie e o mundo seria um lugar melhor de se viver. E quando falo todos, falo todos, candidatos e eleitores.
Mas isso se chama Utopia.
Agora se não podemos ainda sonhar com dias melhores, com viver em Paz e Igualdade Fraternal, todos trabalhando para o bem comum, podemos pelo menos sonhar e continuar almejando, lutando e orando, pois podemos melhorar cada um por si, como seres humanos do bem e ter Esperança de um futuro melhor, retirando o Brasil do Berço Esplêndido e com braço forte ergueremos um dia, quiçá em breve, nossa Pátria amada desse marasmo que se encontra.
Salve! Salve!
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". (*)

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!



quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Perdão


                                  Perdão
Hoje falarei do Perdão, sentimento que emperra o caminhar de muitas pessoas.
Penso que os sentimentos de mágoa e ódio são os piores que alguém pode alimentar durante a vida.
Eles produzem uma psicosfera tão negativa ao seu redor que seu corpo passa a criar doenças psicossomáticas, doenças que não se mostram nos exames de diversos tipos e aparelhos.                           
Um mal estar constante, insônia, instabilidade emocional e irritação por tudo. tudo passa a dar errado, a não acontecer como queríamos ou precisávamos por conta da negatividade.
Alimentar a mágoa e o ódio por alguém é como se auto flagelar, equivale a pegar um ralo daqueles de ralar queijo e tomar banho com ele no lugar do sabonete se ralando todo; só que sangra a alma.
Reconhecer a ignorância espiritual do causador da nossa dor é o primeiro passo para o perdão.
Quando conseguirmos olhar para a criatura que nos magoou como nosso irmão, filho de Deus também,  mesmo que tenha nos ofendido muito ou nos traiu de alguma maneira, que nos causou uma dor insuportável, se o olharmos como um ser ainda pouco evoluído, um ignorante, que ainda se compraz na dor e no sofrimento alheio, e entender que ele antes de tudo é uma pessoa infeliz, digno de pena, mesmo que seja rico ou pobre, inteligente, culto, ele não passa de uma pessoa de sentimentos apequenados, que precisa do nosso perdão e das nossas orações, pois ele ignora as Leis Divinas, ignora que somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus.
Entender que ele ainda não aprendeu que o que dói nele dói no outro também, que aquilo que plantamos iremos colher e cedo ou tarde ele estará entregue a Lei Divina. Não ao castigo de Deus, porque Deus não castiga e também não perdoa é claro, mas a justiça de Deus cobra e cedo ou tarde passamos a sofrer as consequências de nossas escolhas.
 Se escolhemos magoar e ofender, pode aguardar que seremos magoados e ofendidos de alguma maneira, direta ou indiretamente, pois criamos uma psicosfera negativa para nós mesmos que atrairá pessoas grosseiras e mal educadas que nos tratarão da mesma forma, e assim vamos criando um círculo vicioso que em algum momento precisa ser quebrado. Escolha ser feliz em vez de ter razão.
Se conseguirmos acender em nós uma pequena chama que seja, um sentimento de piedade, de compreensão, tolerância e até de compaixão por essa pessoa, que são os primeiros passos para o perdão, verá como esse sentimento maravilhoso nos alivia a alma e nos permite a paz no coração.
Veremos com certeza, sentir como é maravilhoso perdoar, relevar, esquecer o que passou e deixar lá no baú das recordações os tristes momentos esquecidos para sempre.
Orar com sincera compaixão pela pessoa e pedir a Deus para esquecer o episódio em questão, reconhecendo que não vale a pena sofrer pela ignorância alheia, ajuda bastante e nos traz conforto espiritual e paz.
Onde há Paz, há Deus e onde há Deus nada falta.
A paz é tudo, sem ela não podemos aproveitar a vida.
Um bom exercício é nos colocar no lugar da pessoa e perguntar se faríamos diferente na mesma situação. Pensar de verdade, se não fomos nós que levamos a situação à chegar onde chegou.
Se já temos consciência do certo e do que é errado, precisamos olhar com piedade para o ignorante e perdoar, porque a vida nos ensina muitas lições e ele também um dia vai aprender que estava errado.


"Perdoai Pai, eles não sabem o que fazem"; disse Jesus

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Sobre Deus


                                Sobre Deus
Uma das coisas mais difíceis é definir Deus, mesmo para os que vivem n'Ele e para Ele.
Em princípio é preciso ter entendimento que Deus não é uma entidade, uma coisa, um ser na concepção que temos de um ser, uma criatura idosa, cabelos longos, barbas brancas caindo no peito, do gênero masculino, um tanto carrancudo, pronto para passar um sermão; Não! Isto é uma imagem criada pelo homem por não conseguir definir o impalpável.
Deus é Deus e pronto; ponto final. Não temos ainda capacidade de entender, mas já podemos vislumbrar a Sua Grandeza observando a vastidão do Universo em sua perfeição matemática.
Não indo tão longe podemos observar o nosso planeta azul na sua beleza natural, esplêndida, com funcionamento e organização perfeitos, infinitamente além do que o homem sequer, pode fazer ou copiar. Poderemos "enxergar", ter uma pálida idéia de Deus em sua plenitude também é observar o funcionamento dos organismos dos humanos, animais e plantas. Tudo é perfeição, e me diga; qual homem, ser humanos, tem a capacidade de reproduzir e até conseguir explicar tamanha perfeição?!
Peça a um químico para "construir" um simples copo de água retirando do ar as substâncias de que a água se compõe, e eu já o admirarei de boca aberta.
Sem falar nos muitos tipos de água que temos no nosso planeta?!
E o mais impactante que eu acho, é saber que Ele não castiga e nem perdoa, Ele É a Lei! A Lei do Universo.
 N'Ele vivemos e estamos.
A doutrina Espírita nos fala do Fluido Cósmico Universal, FCU para os íntimos.
Fica mais fácil compreender que estamos mergulhados neste "caldo" Divino, o FCU, assim como todas as esferas do Universo.
Que assim como a água é para nós quando estamos mergulhados, ele proporciona uma interação com tudo. Tudo o que eu faço, penso ou ajo, reverbera no Universo, daí a nossa responsabilidade por nossos atos, nossos passos, nossas palavras e nossos pensamentos.
Voltando à Lei de causa e efeito.
Vivendo, morrendo e renascendo aprendemos a viver e vivemos, mesmo que de forma inconsciente, vivemos em busca do auto conhecimento, da evolução, e sempre fazendo uso do livre-arbítrio, ou seja; se fazemos escolhas ruins ou erradas, iremos com certeza sofrer as consequências e isso não é castigo, é consequência.
Por isso não podemos ser perdoados para que a lição cale profundamente e não voltemos a repetir o erro, mas o pior é que repetimos sim... sniff, sniff...

Sugestão de Livros:
O Livro dos Espiritos Capítulos IV, V

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Um Blog Novo


                            Um Blog novo
Estou há dias com vontade de fazer um novo Blog ou página do Face Book para postar comentários relacionados ao espiritismo, assuntos da alma, do ser e do viver. Elucubrações da minha pessoa, o meu parecer diante de situações do cotidiano.
Enfim; como eu vejo o mundo do meu ponto de vista.
Me propus a abrir essa página porque na do Blog www.espiritodeescritora.blogspot.com 
ou no FB que leva apenas meu nome, coloco de tudo, faço brincadeiras, comentários até sem sentido, com o intuito mesmo de fazer graça, mas muitas vezes quero escrever com seriedade, postar alguma coisa referente as minhas convicções religiosas, minha posição diante de um assunto sério e acho que aquele canal não é adequado.  
Mesmo me considerando um tanto rebelde, aquela que se rebela por pura "má criação" infantil, que esperneia para aceitar o que precisa ser aceito, para mudar o que precisa ser mudado, eu não acho certo misturar as coisas, apesar de todas essas coisas fazerem parte do meu ser. 
Tem hora para brincar e outras para falar sério. E aqui vou falar sério, porém com leveza.
Tenho convicção de que só o autoconhecimento, o estudo sério e a observação nos dão sabedoria e discernimento diante das situações que se apresentam para nós a cada momento durante a vida.
Quem me conhece pessoalmente, sabe que sou uma mistura de tudo; um pouco séria e outro tanto brincalhona, às vezes animada outras deprimida, um tanto irreverente apesar de levar a vida muito à sério.

Mesmo falando com seriedade e trazendo assuntos para reflexão, vou escrever de forma leve e descontraída como é meu jeito de ser. 
Acho que seriedade demais cansa a minha beleza. O próprio Deus teve senso de humor na criação, é só observar a Natureza que de vez quando nos surpreende com coisas e situações inusitadas.


Passei dois dias em atividade cerebral escolhendo um título para o Blog e acho que "almadeoutromundo" vai ilustrar o trabalho que pretendo desenvolver através de este novo canal de comunicação.
Então vamos lá:

Por que alma de outro mundo?
Pois bem, então já começo  explicando a escolha do título:

É simples: é porque todos nós somos almas de outro mundo, eu apenas sou mais uma, neste Universo de Deus.
Aliás, todos nós somos almas de outros mundos, gostem ou não de saber disso minha gente.
Estudos sérios* dizem que fomos "semeados" na terra com a ajuda de algum meteorito, aerólito, ou cometa, há "zilhões" de anos, quando a terra ainda estava em construção, ou melhor dizendo, em formação. Depois de esfriar o suficiente para desenvolver vidas, fomos "semeados" aos poucos e gradativamente;
Coisa de Deus, sabedoria Divina. Lindo, lindo!

Os objetos minerais que viajam pelo Universo levam em sua superfície princípios vitais de várias espécies, vidas de outros planetas,  seres de princípios celulares simples, como as mônadas e as amebas que ao longo de milênios evoluirão para seres humanos, permitindo a reencarnação de Espíritos em estágio primitivo e mais adiante em evolução. 
Estes princípios vitais são compatíveis com a atmosfera do orbe, como no caso da Terra que precisam absorver oxigênio composto, o H2O, para sobreviver. 
Com o desenvolvimento passam a se alimentar de outros seres vivos, como plantas e animais, vivendo nas águas e ou na terra. Com o tempo vão evoluindo e interagindo uns com outros e formando sociedades etc...

E assim vamos evoluindo espiritual e materialmente.
Até a próxima!


* Sugestão de leitura : A Gênese de Alan Kardec
O Livro dos Espíritos : Capítulos I;II;III