quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Perdão


                                  Perdão
Hoje falarei do Perdão, sentimento que emperra o caminhar de muitas pessoas.
Penso que os sentimentos de mágoa e ódio são os piores que alguém pode alimentar durante a vida.
Eles produzem uma psicosfera tão negativa ao seu redor que seu corpo passa a criar doenças psicossomáticas, doenças que não se mostram nos exames de diversos tipos e aparelhos.                           
Um mal estar constante, insônia, instabilidade emocional e irritação por tudo. tudo passa a dar errado, a não acontecer como queríamos ou precisávamos por conta da negatividade.
Alimentar a mágoa e o ódio por alguém é como se auto flagelar, equivale a pegar um ralo daqueles de ralar queijo e tomar banho com ele no lugar do sabonete se ralando todo; só que sangra a alma.
Reconhecer a ignorância espiritual do causador da nossa dor é o primeiro passo para o perdão.
Quando conseguirmos olhar para a criatura que nos magoou como nosso irmão, filho de Deus também,  mesmo que tenha nos ofendido muito ou nos traiu de alguma maneira, que nos causou uma dor insuportável, se o olharmos como um ser ainda pouco evoluído, um ignorante, que ainda se compraz na dor e no sofrimento alheio, e entender que ele antes de tudo é uma pessoa infeliz, digno de pena, mesmo que seja rico ou pobre, inteligente, culto, ele não passa de uma pessoa de sentimentos apequenados, que precisa do nosso perdão e das nossas orações, pois ele ignora as Leis Divinas, ignora que somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus.
Entender que ele ainda não aprendeu que o que dói nele dói no outro também, que aquilo que plantamos iremos colher e cedo ou tarde ele estará entregue a Lei Divina. Não ao castigo de Deus, porque Deus não castiga e também não perdoa é claro, mas a justiça de Deus cobra e cedo ou tarde passamos a sofrer as consequências de nossas escolhas.
 Se escolhemos magoar e ofender, pode aguardar que seremos magoados e ofendidos de alguma maneira, direta ou indiretamente, pois criamos uma psicosfera negativa para nós mesmos que atrairá pessoas grosseiras e mal educadas que nos tratarão da mesma forma, e assim vamos criando um círculo vicioso que em algum momento precisa ser quebrado. Escolha ser feliz em vez de ter razão.
Se conseguirmos acender em nós uma pequena chama que seja, um sentimento de piedade, de compreensão, tolerância e até de compaixão por essa pessoa, que são os primeiros passos para o perdão, verá como esse sentimento maravilhoso nos alivia a alma e nos permite a paz no coração.
Veremos com certeza, sentir como é maravilhoso perdoar, relevar, esquecer o que passou e deixar lá no baú das recordações os tristes momentos esquecidos para sempre.
Orar com sincera compaixão pela pessoa e pedir a Deus para esquecer o episódio em questão, reconhecendo que não vale a pena sofrer pela ignorância alheia, ajuda bastante e nos traz conforto espiritual e paz.
Onde há Paz, há Deus e onde há Deus nada falta.
A paz é tudo, sem ela não podemos aproveitar a vida.
Um bom exercício é nos colocar no lugar da pessoa e perguntar se faríamos diferente na mesma situação. Pensar de verdade, se não fomos nós que levamos a situação à chegar onde chegou.
Se já temos consciência do certo e do que é errado, precisamos olhar com piedade para o ignorante e perdoar, porque a vida nos ensina muitas lições e ele também um dia vai aprender que estava errado.


"Perdoai Pai, eles não sabem o que fazem"; disse Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário